História do Vidro
O vidro é feito de uma mistura de matérias-primas naturais. Conta-se que ele foi descoberto por acaso em 7.000 a.C. por sírios, fenícios e babilônios, quando, ao fazerem fogueiras na praia, os navegadores perceberam que a areia e o calcário (conchas) se combinaram através da ação da alta temperatura.
Hoje o vidro está muito presente em nossa civilização e pode ser moldado de qualquer maneira: nos pára-brisas e janelas dos automóveis, lâmpadas, garrafas, compotas, garrafões, frascos, recipientes, copos, janelas, lentes, tela de televisores e monitores, fibra ótica e etc.
As matérias-primas do vidro sempre foram as mesmas, somente a tecnologia é que mudou, acelerando o processo e possibilitando maior diversidade para seu uso.
Composição do Vidro
O vidro é composto por areia, calcário, barrilha (carbonato de sódio), alumina (óxido de alumínio) e corantes ou descorantes.
Produção de Vidro
Toda a matéria-prima é levada a um misturador. A mistura resultante é levada ao forno de fusão, onde, sob o efeito do calor, se transforma em vidro e é conduzido às máquinas de conformação, que são utilizadas de acordo com o tipo de vidro que se pretende obter. Após conformada, a peça de vidro deve ser recozida, isto é, deve ser esfriada lentamente até a temperatura ambiente, aliviando, desta forma, as tensões que normalmente surgem durante a conformação e tornando a peça mais resistente.
Fonte: https://www.recicloteca.org.br/material-reciclavel/vidro/
YouTube - Como o vidro é produzido?
Se inscreva em nosso canal para mais informações e curiosidades sobre o vidro.
__________________________________________________________________________________________________________
A reciclagem do vidro ajuda em:
•Gerar benefício ambiental, social e ecônomico;
•Diminuir a poluição em 90% em relação a produzir um “novo vidro”;
•Diminuir 30% o consumo de energia;
•Diminuir a quantidade de descarte de lixo.
__________________________________________________________________________________________________